Se faltava coragem, tempo, recursos ou o momento certo, agora é a hora!

Agora é a hora de deixar para trás todas as desculpas, sair da zona de conforto e fazer o que ainda não foi feito para transformar o seu negócio.

Não necessariamente porque ficamos corajosos ou porque agora temos o tempo e os recursos essenciais, mas porque ou é agora, ou não será mais possível continuar empreendendo. Aliás esse é o mantra: daqui pra frente nada mais será como antes.

Não se tem dúvidas que o momento é para mudanças, transformações, disrupção, inovação, reinvenção, resiliência, ou qualquer outro termo que represente uma ruptura no modo como conduzíamos o negócio até ontem.

Empreender vai demandar um fazer mais profundo, mais amplo. Gerir vai ser sinônimo de explorar, descobrir novas formas, novos processos, novos meios e fins.

As pessoas terão que dominar habilidades alternativas, descobrir outros talentos e propósitos.

Se possível, suas atitudes, hábitos e conduta deverão levar em conta o desenvolvimento humano não em sua individualidade apenas, mas como coletividade. O uso da tecnologia passa a ser imprescindível para realizar e conquistar objetivos.

E os lucros, as metas, a competição, talvez tenham que ficar para um segundo momento. E, por hora, a energia e o foco devam ser canalizados para nos ambientarmos ao contexto de incertezas e limitações.

E antes de qualquer estratégia ou ação para competir, precisamos entender como podemos cooperar e como podemos usar todos os recursos disponíveis para ajudar a todos ao nosso redor, porque se olharmos só para o nosso negócio, correremos o sério risco de ficarmos isolados.

Crises sempre existirão. Mas a forma como nos comportamos nestes momentos, o modo como cada negócio estabelece a comunicação com seus clientes (sejam eles internos ou externos!), a definição das prioridades e a revisão dos planos de ação, serão legados das marcas.

Somos interdependentes. Todos temos a capacidade de contribuir, ou não.

Então, chegou a hora! Qual vai ser o seu legado?

Enquanto repensa seu negócio e/ou como ele pode se tornar mais relevante e ao mesmo tempo ser sustentável, leia também:

Qual a importância do conteúdo para sua marca?

O mundo pede novas leituras

Sua marca chegou bem a tempo de impactar o mundo