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Ressonância de marca: você está em sintonia com o consumidor?

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Em meio a momentos dinâmicos e diante de múltiplas conversas, nosso cérebro coleta, filtra e retém apenas parte das informações, inclusive aquela que a sua marca está comunicando.

É um processo inconsciente, que ocorre com todo ser humano, e faz cada um prestar atenção ao que realmente faz sentido e carrega significado.

O desafio do seu negócio é provocar a mente do consumidor, por meio de estímulos que despertem o interesse e tornem sua marca relevante para ser vista, ouvida e assimilada.

Estabeleça sintonia.

Explore ao máximo a criatividade, a inovação e os seus valores. Esses mecanismos podem ser grandes aliados na missão de cativar o consumidor distraído e desmotivado.

Para criar estratégias regradas nestes aspectos, dê atenção a um dos pilares do branding: a ressonância de marca.

Como uma marca ressoa?

Ressonância de marca é a sintonia estabelecida pelo seu negócio a partir da forma como o seu significado reflete na vida do cliente.

São valores que, quando comunicados, são identificados, geram lealdade, vínculo pessoal, senso de comunidade, engajamento ativo e também ajudam o usuário definir aspectos da sua identidade social.

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Branding para fortalecer significados da marca

Marcas fortes são construídas com base em significados sólidos. Exemplo disso são os aficionados por iPhone, pessoas fiéis que estão sempre na expectativa por novidades e não o trocariam por nenhuma outra marca.

A mesma lealdade se aplica a diversos segmentos, que encontraram no branding instrumentos imprescindíveis para fortalecer a percepção do seu negócio.

Foi por meio deste modelo de gestão, que diversas marcas entenderam que é melhor ser parte da cultura do consumidor, estabelecendo uma presença imperceptível e espontânea, do que apenas tentando satisfazer necessidades momentâneas.

A partir deste entendimento, as estratégias voltaram-se para a co-criação, envolvendo o público-alvo e transformando a experiência do usuário.

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Gestão de marcas para aprimorar seu negócio

A ressonância da marca assegura a identificação e associação da marca com o usuário. As marcas com alto índice de ressonância têm a capacidade de formar uma comunidade de usuários e medir a sintonia entre ambos.

Grandes marcas se aprofundaram nesta perspectiva e aperfeiçoaram produtos se envolvendo na vida dos clientes. A Nike, por exemplo, simboliza a vitória, estimula esportistas e atletas. Já a Adidas encontra sua essência nos obstáculos que as pessoas precisam superar no esporte.

Ressonância de marca no contexto pandemia

A relevância de estar em sintonia com o consumidor não mudou durante a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Mostrar uma posição responsável, empática e de cuidado com a vida é determinante para ressoar uma imagem positiva. Ações efetivas, voltadas a ajudar o próximo, são importantes para solidificar essa postura, mostrar o seu engajamento social e inserir sua marca na identidade social do consumidor, despertando sentimento de pertencimento.

O dever das marcas é, cada vez mais, se conectar com seus consumidores e criar conexões que se estendam para além da oferta do produto. Portanto, olhe para a sua realidade, avalie o cenário, os novos comportamentos e tenha insights para qualificar sua imagem e ampliar o nível de intimidade que tem com seus clientes.

A imagem da sua marca reflete o propósito dela?

Questione-se, avalie e mude aquilo que for necessário.

Ter uma comunicação alinhada com o seu propósito é básico. A partir disso, desenvolva ações estratégicas para que a sua relevância e significado sejam assimilados.

Criar uma comunicação observando esses aspectos não é simples, mas é primordial para o sucesso do seu negócio.

Entenda isso, como o seu dever de casa.

Para ajudar você nessa tarefa, conte com a Forza.

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Vamos juntos?

 

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