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Afinal, o que é Branding?

Branding
Planejamento

Branding ou Gestão de Marca é um modelo de gestão que vai te ajudar a crescer, lucrar mais e gerar consistência para o seu negócio.

Com certeza se você é um empreendedor, já ouviu falar no termo, mas provavelmente ainda tem dúvidas sobre o que isso significa ou como irá auxiliar no crescimento do seu negócio, certo?

Sem estresse! Essas dúvidas não são exclusivas dos empreendedores.

Entender o conceito de Branding é um desafio e aplicá-lo é outro, ainda maior.

Você não se torna uma Coca-Cola, uma Nike ou uma Apple da noite para o dia ou, muito menos, fazendo mais do mesmo.

Elas são marcas carismáticas e entregam mais que produtos, elas envolvem as pessoas em experiências sensoriais e geram um relacionamento com as pessoas. Por isso, são desejadas, lembradas e tornaram-se líderes do mercado mundial.

Branding não é frescura

Veja o vídeo:

A gourmetização superficial da marca não é a tarefa do Branding. Porém, é um entendimento equivocado, presente no pensamento do senso comum.

O canal Porta dos Fundos ironiza modismos e, neste vídeo, faz uma sátira para mostrar, exatamente, a forma equivocada como o Branding é tratado.

A aplicação deste modelo de gestão não se resume apenas em criar histórias encantadoras ou mudar a identidade visual da marca para “justificar” um aumento de preço do produto final. Se você fizer isso, com certeza, irá frustrar as pessoas e acabar com a sua reputação.

Branding é a humanização da marca

O Branding é um modelo de gestão que provoca mudanças profundas na cultura da organização como um todo, fortalece sua marca e cria laços afetivos com as pessoas.

É um método que auxilia as marcas a falar diretamente com a sua audiência, criar identificação e estabelecer estratégias para impulsionar seu crescimento.

Você já deve ter ouvido falar do Nubank. Popularmente conhecido como “Roxinho”, o serviço financeiro ganhou espaço com um posicionamento anti-burocracia como operadora de cartão de crédito.

A cada ano o negócio cresce. Em 2018, viu sua receita mais do que dobrar, com um crescimento de 93%.

O Branding tornou esta startup brasileira a líder em tecnologia de serviços financeiros na América Latina. A marca conquistou o carinho dos seus clientes e o respeito dentro do mercado. Em poucos anos, a marca conquistou o carinho dos seus clientes e o respeito dentro do mercado, devido a forma clara e simples de se comunicar com seu público. Para isso, precisou conhecer profundamente seu público, falar fluentemente sua língua e viver o universo da audiência.

No segmento de beleza e cosméticos, temos o case do Boticário. A empresa construiu uma política diferenciada de relacionamento com os clientes e criou campanhas impactantes por meio do conceito de que a beleza é algo muito maior que apenas a aparência. Uma delas é a campanha “Toda forma de Amor”, do Dia dos Namorados, que valorizou casais de todos os credos e sexualidades.

Um exemplo mais próximo é o da cooperativa de crédito Sicredi. Com um posicionamento de proximidade, a cooperativa centenária cresce e ganha projeção nacional, mas continua com a preocupação em fazer um atendimento personalizado ao cliente, observando a diversidade de negócios e sem perder a relevância local.

Gere valor

Atitudes como estas não nascem da noite para o dia. São construídas a partir do fortalecimento da marca.

Chegar neste patamar não é fácil, mas não é impossível! Basta saber se você está disposto sair da zona de conforto e aceitar as mudanças necessárias para ganhar projeção.

Branding é ação.

É um modelo de gestão desenvolvido para valorizar a sua marca em etapas bem estruturadas. Contempla desde a identidade visual, posicionamento, recursos humanos e as formas de relacionamento com todos os públicos envolvidos.

Logo, a gestão da marca requer empenho, dedicação e tempo. Não há receita pronta. Não existe imediatismo. Cada caso precisa ser analisado e construído com apoio de profissionais especializados no assunto.

Você quer fortalecer sua marca? Está disposto a mudar?

Então, comece definindo qual é o propósito da sua marca, ou seja, porque ela existe.

Mas afinal, você sabe qual é?

Se você não tem segurança para responder isso, preparamos um eBook exclusivo que vai te ajudar a ter maior clareza para responder essas questões.

Neste material, você vai entender o conceito de Branding, sanar várias dúvidas sobre o assunto e entender de que forma a gestão da marca pode te ajudar a alçar mercados maiores e ampliar seu faturamento. Sempre com foco em sustentabilidade econômica e longevidade para o seu negócio.

Cadastre-se e comece uma nova etapa para a sua marca.

Confira como o Branding vai projetar seu negócio ao mundo!

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