Em meio a momentos dinâmicos e diante de múltiplas conversas, nosso cérebro coleta, filtra e retém apenas parte das informações, inclusive aquela que a sua marca está comunicando.

É um processo inconsciente, que ocorre com todo ser humano, e faz cada um prestar atenção ao que realmente faz sentido e carrega significado.

O desafio do seu negócio é provocar a mente do consumidor, por meio de estímulos que despertem o interesse e tornem sua marca relevante para ser vista, ouvida e assimilada.

Estabeleça sintonia.

Explore ao máximo a criatividade, a inovação e os seus valores. Esses mecanismos podem ser grandes aliados na missão de cativar o consumidor distraído e desmotivado.

Para criar estratégias regradas nestes aspectos, dê atenção a um dos pilares do branding: a ressonância de marca.

Ressonância de marca: o que é isso? 

Ressonância de marca é a sintonia estabelecida pelo seu negócio a partir da forma como o seu significado reflete na vida do cliente.

São valores que, quando comunicados, são identificados, geram lealdade, vínculo pessoal, senso de comunidade, engajamento ativo e também ajudam o usuário definir aspectos da sua identidade social.

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Ressonância de marca é um dos pilares do branding 

Marcas fortes são construídas com base em significados sólidos. Exemplo disso são os aficionados por iPhone, pessoas fiéis que estão sempre na expectativa por novidades e não o trocariam por nenhuma outra marca.

A mesma lealdade se aplica a diversos segmentos, que encontraram no branding instrumentos imprescindíveis para fortalecer a percepção do seu negócio.

Foi por meio deste modelo de gestão, que diversas marcas entenderam que é melhor ser parte da cultura do consumidor, estabelecendo uma presença imperceptível e espontânea, do que apenas tentando satisfazer necessidades momentâneas.

A partir deste entendimento, as estratégias voltaram-se para a co-criação, envolvendo o público-alvo e transformando a experiência do usuário.

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Branding para aprimorar seu negócio

A ressonância da marca assegura a identificação e associação da marca com o usuário. As marcas com alto índice de ressonância têm a capacidade de formar uma comunidade de usuários e medir a sintonia entre ambos.

Grandes marcas se aprofundaram nesta perspectiva e aperfeiçoaram produtos se envolvendo na vida dos clientes. A Nike, por exemplo, simboliza a vitória, estimula esportistas e atletas. Já a Adidas encontra sua essência nos obstáculos que as pessoas precisam superar no esporte.

Ressonância de marca para se conectar com o consumidor

Para uma marca estabelecer sintonia com o consumidor é fundamental se engajar em causas, porque dessa forma, a marca mostra uma posição responsável, empática e de cuidado com a vida, algo que é determinante para ressoar uma imagem positiva. Ações efetivas, voltadas a ajudar o próximo, são importantes para solidificar essa postura, mostrar o seu engajamento social e inserir sua marca na identidade social do consumidor, despertando sentimento de pertencimento.

O dever das marcas é, cada vez mais, se conectar com seus consumidores e criar conexões que se estendam para além da oferta do produto. Portanto, olhe para a sua realidade, avalie o cenário, os novos comportamentos e tenha insights para qualificar sua imagem e ampliar o nível de intimidade que tem com seus clientes.

A imagem da sua marca reflete o propósito dela?

Questione-se, avalie e mude aquilo que for necessário.

Ter uma comunicação alinhada com o seu propósito é básico. A partir disso, desenvolva ações estratégicas para que a sua relevância e significado sejam assimilados.

Criar uma comunicação observando esses aspectos não é simples, mas é primordial para o sucesso do seu negócio.

Entenda isso, como o seu dever de casa.

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Vamos juntos?