QUEM É O NOVO CONSUMIDOR?

QUEM É O NOVO CONSUMIDOR?

A pandemia provocada pelo coronavírus é um marco temporal que dita novas regras em todos os segmentos da sociedade e, em especial, nos negócios, a partir da migração forçada para o universo virtual.

A venda no ecommerce já era uma realidade para muitas empresas, principalmente, para atender aos desejos de um novo perfil de consumidor.

Esse indivíduo caracteriza-se por ser exigente, prático e por estar hiperconectado. O seu momento de compra é muito mais do que uma simples busca por produtos ou serviços: ele deseja viver experiências únicas, customizadas e satisfatórias, anseios observados com mais atenção e cuidado nas plataformas digitais.

Um levantamento da Kantar Futures, já apontava para isso. A plataforma indicava que 7 em cada 10 brasileiros concordavam que a tecnologia ajudava suas vidas e tornava tudo mais fácil.

Por isso, mesmo antes da pandemia, atender essas características era um grande diferencial para as marcas crescerem e conquistarem a preferência dos consumidores. Hoje, isso se potencializou. Porém, muitas empresas conservadoras, preferiram ignorar essa tendência e postergaram essa transformação.

Agora, ter sua marca em uma plataforma de vendas ecommerce não é mais uma questão de escolha, mas tornou-se uma obrigação para quem deseja tentar sobreviver e se adaptar neste novo contexto.

Aí você pode afirmar: – Ah, mas esse movimento é passageiro!

Não, não é.

O consumo por meio de plataformas digitais é um comportamento que vai permanecer ou, pelo menos, irá ficar interligado diretamente com a venda física (offline), e irá auxiliar muito o seu negócio a enfrentar momentos inesperados.

O novo consumidor quer confiar em você

É claro que, apesar da tecnologia ser fundamental no nosso cotidiano, nem tudo e nem todos estão conectados. Mesmo aqueles que estão online, precisam estabelecer uma relação de confiança com as marcas, antes de fazer a compra.

Para fortalecer ou construir esse vínculo é fundamental para o seu negócio ter pontos de contato físicos e digitais, por meio de uma experiência omnichanel.

Essa será a chave para engajar o consumidor, personalizar a interação e influenciar na decisão final. Afinal, a experiência em múltiplos canais permite criar conexões profundas.

Lembre-se: essa relação não é mais uma questão de escolha, mas um dever da sua marca.

O novo consumidor deseja se engajar a uma causa

O novo consumidor é cada vez mais multimídia, multimeios e multitelas. E o distanciamento social, com certeza potencializou isso.

Os dispositivos móveis são ferramentas imprescindíveis na rotina das pessoas. Além de expressar a sua opinião, é ali que buscam por marcas que representam seu estilo de vida e necessidades.

Nessa jornada, a sua marca pode conquistar a admiração e a fidelidade desse indivíduo por meio de um posicionamento claro, conciso, alinhado com seu propósito e demonstrando responsabilidade diante de causas sensíveis.

A pandemia de Covid-19 trouxe vários exemplos. Várias marcas posicionaram-se em um tom responsável. Procuraram estabelecer empatia com o público e reconheceram o papel de todos, inclusive delas mesmas, no combate ao vírus e na superação da crise desencadeada.

Posturas responsáveis e propositivas são determinantes para influenciar na lealdade e na escolha pela sua marca, e não pelo seu concorrente.

O novo consumidor busca simplificação

Simplificar a experiência do usuário é fundamental.

Sites e aplicativos devem ser intuitivos, oferecer praticidade e agilidade, detalhes importantes e apreciados pelo novo consumidor.

Portanto, não frustre as expectativas do visitante do seu ecommerce, procure sempre aperfeiçoar seu espaço e a experiência gerada.

O novo consumidor é mais consciente

O novo consumidor vive uma dualidade: a paixão pela sociabilidade e pela sua individualidade.

O desafio das marcas é satisfazer e atender essas características.

A tecnologia é uma aliada nesse processo por auxiliar a criar imediatismo e exclusividade.

Por meio das plataformas digitais, as marcas podem criar um vínculo mais íntimo com o consumidor, sem serem invasivas e preservando a necessidade de distanciamento que essa individualidade demanda.

A sua marca está preparada para atender ao novo consumidor?

Atender as necessidades do consumidor é um dos desafios do século para marcas de todos os tamanhos e segmentos.

Mas a mudança é crucial para a sobrevivência das marcas.

Portanto, avalie todas as variáveis que impactam no seu relacionamento com o consumidor.

Reflita sobre sua própria gestão, sobre a forma como o seu negócio se comunica com o mercado, seu propósito e objetivos.

Com certeza, muitos processos precisarão ser redefinidos. Porque atender o novo consumidor vai além da execução de uma estratégia omnichannel, exige uma transformação digital completa no seu negócio.

A sua marca está preparada para isso?

A transformação só acontece quando decidimos mudar e repetir as mesmas fórmulas não vai trazer novos resultados.

A Forza está disposta a ajudar sua marca. Somos especialistas em entender os problemas, formular desafios corretos, desenvolver estratégias inovadoras.

Vamos juntos?

Se você entende que precisa se transformar, esses outros conteúdos podem ajudar:

[EBOOK] Transformação digital: um guia para ingressar nessa nova era

Jornada do Cliente: personalizar a experiência para conquistar sua preferência

Omnichannel no varejo: porque a gente precisa entender essa tendência.