Micro-momentos: o horário nobre do consumidor

Micro-momentos: o horário nobre do consumidor

Estar presente nos momentos de decisão do cliente é um dever das marcas que desejam criar vantagens competitivas e potencializar resultados.

Isso não é uma novidade para o seu negócio, mas a frequência com que esses instantes acontecem, impõem um novo desafio às marcas.

A expansão das plataformas digitais é a principal responsável por esse cenário.

O uso massivo de dispositivos móveis mudou completamente o comportamento do consumidor que, cada vez mais, está em busca de respostas imediatas, úteis e eficientes para atender suas demandas.

Esse contexto traz efeitos diretos para o seu negócio, e exige a reestruturação das suas estratégias de marketing, para conquistar a preferência e a atenção do público-alvo durante os micro-momentos decisivos.

Micro-momentos? O que é isso?

É o comportamento observado a partir da popularização do uso de smartphones. Se caracteriza por minúsculos espaços de tempo, quando ocorre a tomada de decisão.

Pequenos instantes que o consumidor recorre a alguma plataforma atrás de respostas ou querendo executar ações.

Portanto, nessa hora, o papel da sua marca é provocar impacto, por meio da geração de conteúdo que atraia atenção, entregue valor e construa vantagem competitiva.

Saiba identificar os micro-momentos

Procurar por respostas, descobrir coisas novas ou fazer uma escolha definitiva são ações instintivas do ser humano.

Você mesmo faz isso diversas vezes durante a sua rotina.

Surgiu uma dúvida?

A primeira reação é pegar o seu smartphone e procurar pela resposta.

Isso é reflexo da sociedade conectada, que está mais exigente, imediatista, bem informada e deseja viver experiências personalizadas instantaneamente.

Para atender essas expectativas, sua marca deve apresentar respostas para os momentos de busca classificados como “quero saber”, “quero ir”, “quero fazer” e “quero comprar”.

Porque durante essas etapas, preferências são moldadas e decisões são tomadas.

Conheça com profundidade a jornada do cliente, e identifique em qual estágio ele está.
Assim, será possível estreitar o relacionamento, criar estratégias para entregar valor, ter autoridade e conquistar a preferência.

IMPORTANTE: Capturar dados para embasar essa compreensão é uma tarefa essencial para sua marca criar ações assertivas.

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Como o usuário se comporta nos momentos de decisão

Para uma marca ser bem sucedida, é necessário ter empatia e ser capaz de atender demandas e se conectar com os clientes em cada micro-momento da sua jornada. Confira as características de cada etapa.

1. Momento QUERO SABER

Ocorre quando há o desejo de entender mais sobre um tema e o usuário quer mais informação. Nesse estágio, o objetivo ainda não é a compra, mas a sua marca deve estar presente, oferecendo conteúdos que atendam essa necessidade momentânea.

Disponibilize conteúdos relevantes para sanar dúvidas e enriquecer o repertório. Essa iniciativa pode trazer relevância e autoridade para seu negócio.

2. Momento QUERO IR

Pensar em todas as possibilidades que podem levar uma pessoa a procurar o seu estabelecimento é fundamental. O micro-momento “quero ir” é a simples intenção de localizar ou de chegar até um lugar. Essa oportunidade ocorre inúmeras vezes, de forma inesperada ou planejada. A busca acontece por meio de consultas em mapas e direções, feita, quase sempre, em dispositivos móveis. Em qualquer situação, assegure que sua marca esteja preparada para ser encontrada.

3. Momento QUERO FAZER

Quem nunca usou a web para entender como consertar ou criar algo? Esse micro-momento é estratégico para sua marca entregar valor ao usuário. Nessa situação, os formatos mais comuns são vídeos e tutoriais. Aproveite mais essa chance de estar presente, mais uma vez, entregando valor.

4. Momento QUERO COMPRAR

Ocorre quando o usuário revela intenção de compra e faz uma busca com a inclusão da expressão do nome do produto seguido ou não do preço e outros atributos para refinar a consulta. Etapa vital para a sua marca, afinal, é hora de fazer a sua oferta.

Entregar uma resposta rápida é essencial.

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Sua marca está presente nos micro-momentos?

Seu negócio tem um site? Ele é mobile e carrega rápido?

Promove, de alguma forma, conteúdos que possam ajudar o seu cliente?

Atender esses requisitos é básico.

Investir em presença digital consistente é imprescindível.

Dados revelam que o consumidor fica conectado mais de 9h diárias, a maior parte desse tempo interagindo nas redes sociais. Sua marca conversa com este usuário durante este período e nestes espaços?

Crie histórias, se envolva, engaje e promova novas oportunidades.

Insira os micro-momentos na sua estratégia de marketing para gerar valor e ampliar seus resultados.

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