Você já ouviu falar em ecossistema de marca?

É provável que esse conceito ainda seja estranho no seu dia a dia, mas é possível que os produtos e serviços de um ecossistema já façam parte e sejam essenciais na sua rotina.

Isso porque, muitas marcas tem criado pontos de contato com o consumidor que levam soluções para facilitar simples tarefas do cotidiano, que se incorporam de uma forma tão natural e espontânea em diversas situações, que logo se tornam vitais.

Um exemplo é a gama de serviços da Amazon.

Nos EUA, o seu ecossistema gera interações com o consumidor desde o despertar até na compra de itens básicos para casa. Além disso, está presente nos momentos de lazer e, claro, no ambiente de trabalho.

Tudo isso, até parece distante da realidade do brasileiro, mas não é.

A automação ganha cada vez mais espaço, com os assistentes de voz como a Alexa, assim como diversos outros produtos disponíveis por aqui, como o despertador Echo Dot, as plataformas de streaming ou o uso do Kindle, nas leituras diárias.

Todos esses produtos formam o ecossistema da Amazon.

Eles comportam-se como organismos vivos, dinâmicos, que oferecem soluções, e cada interação tem a função de fortalecer o vínculo com o cliente e gerar valor para a marca.

Não é à toa que a Amazon é a quarta marca mais valiosa do mundo segundo o ranking da Forbes em 2020.

Insights para seu negócio

Tudo começa com uma mudança de mindset.

Para isso, é fundamental pensar na sua marca como um ambiente vivo, em movimento, em evolução e que cada organismo (produtos ou serviços) desempenha uma função fundamental ao, entregar soluções, gerar uma experiência significativa, fidelizar o cliente e, assim, gerar valor.

As ferramentas de branding são essenciais para auxiliar neste exercício. Além de integrar cada organismo do ecossistema, elas serão fundamentais para identificar qual o propósito da marca.

Além disso, guiarão a execução de ações que façam o consumidor se identificar com o propósito, adotar essas soluções em seu comportamento, perceber o significado e ver o valor dessa relação.

E você, consegue identificar qual é o propósito da sua marca?

Tem que fazer sentido!

É no relacionamento que se gera valor para as pessoas, para o mercado e para a sociedade.

Portanto, tenha claro qual é o seu propósito da sua marca.

A final, marcas que criam vínculos constroem significados.

Nosso espaço de Business Content contém materiais estratégicos que podem ajudar você a encontrar soluções para obter resultados surpreendentes.

Selecionamos alguns, confira!

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[EBOOK] Micro-momentos: o horário nobre do consumidor

FONTE:
https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/06/26/os-ecossistemas-como-protagonistas-das-marcas-mais-valiosas-do-mundo/https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/06/04/um-polvo-com-muitos-tentaculos-ecossistemas-de-negocios/