Branding é um modelo de gestão de marcas vital para o seu negócio crescer, lucrar e se destacar.
É por isso que sua empresa precisa de um posicionamento claro.
Para ajudar você entender o que é e como ele pode transformar a sua marca, preparamos um conteúdo exclusivo. Por meio dele, entenda o seu conceito, principais aspectos e os fatores que fazem esse trabalho ser vital para a sua marca.
O que é branding?
Branding é um processo de gestão estratégico, que tem como principal objetivo construir valor de marca entre um negócio, colaboradores e consumidores.
Dessa forma, com a execução desse trabalho, o propósito da marca é colocado em prática, por meio de valores, que estarão presentes em cada ponto de contato.
Como resultado, suas ações irão despertar sensações e criar conexões com os stakeholders.
É essa conexão que fará a diferença no momento de decisão de compra durante a jornada do consumidor. Porque assim, a marca poderá criar relacionamentos de valor com seu público-alvo.
Portanto, é por meio do branding que uma marca constrói valor. Para você entender esse processo, conheça os pilares do branding. É sobre essa construção que vamos falar a seguir.
Branding tem o poder de humanizar uma marca
Para desenvolver um processo de gestão de marcas, devemos pensar em quatro pilares centrais do branding:
- Negócio: O que a empresa faz e para quem faz?
- Marca: Qual a causa por trás do negócio?
- Comunicação: Como e por onde ela fala?
- Experiência: Qual é a percepção de valor?
Na primeira etapa, é observada a dinâmica de mercado e tendências. Porque são elementos vitais para guiar a tomada de decisão.
Na segunda fase, é necessário definir claramente o propósito. Para isso, é fundamental aplicar a metodologia do Golden Circle. O processo consiste em fazer três perguntas centrais: por quê, como e o quê.
O método criado pelo inglês Simon Sinek, orienta a criação de empresas, ideias ou campanhas com propósito e valor. Além disso, busca criar valor, engajar o público com uma causa e inspirar pessoas.
A terceira fase é a de comunicação. Para esse momento é definido desde a identidade visual, o tom de voz, o cliente ideal, os canais que usa para conversar e o que irá falar com a sua audiência.
Por fim, são alinhadas as estratégias de relacionamento, que vão promover conexão com o consumidor.
Em suma, esses pilares trazem consistência para o seu negócio, humanizam a marca e moldam a sua personalidade.
Porque quando uma marca tem uma identidade bem definida, ela gera empatia e reflete aquilo que o seu público-alvo acredita. Nessa construção, se bem sucedida, a sua empresa ganha confiança, credibilidade e lealdade.
Você já percebeu como algumas marcas expressam sua personalidade?
Confira a seguir os exemplos que trouxemos.
Marcas com personalidade forte
A Nubank ganhou espaço com um posicionamento anti-burocracia, inovadora e descomplicada como operadora de cartão de crédito.
Para ganhar essa projeção, precisou conhecer profundamente seu público, falar fluentemente sua língua e viver o universo da audiência.
Assim, a cada ano o negócio cresce. Em 2018, viu sua receita mais do que dobrar, com um crescimento de 93%, por exemplo.
No fim de 2021, em sua estreia na Bolsa de Valores Brasileira, a B3, a fintech se tornou o banco mais valioso da América Latina. No Brasil, a companhia foi a terceira empresa mais valiosa, só é superada pela Petrobras e Vale.
Outro exemplo, mais próximo, é o da cooperativa de crédito Sicredi.
Com um posicionamento de proximidade, a cooperativa centenária cresce e ganha projeção nacional.
Porém, continua com a preocupação em fazer um atendimento personalizado ao cliente, observando a diversidade de negócios e sem perder a relevância local.
O que essas marcas têm em comum?
Você sabe o que essas marcas têm em comum?
Elas têm uma personalidade e um propósito bem definidos, que envolve o público.
Além disso, elas entregam aquilo que prometem em todos os seus pontos de contato e representam aquilo que seus clientes acreditam porque transmitem credibilidade.
Quando esse conjunto de atributos acontece em sintonia, a marca gera valor e se destaca da concorrência.
Na sequência você vai entender como a diferenciação é um fator chave para uma marca gerar valor.
Como uma marca consegue gerar valor?
Pense com a gente, porque as pessoas escolheriam comprar de você e não de outra marca?
Se você não tem essa resposta precisa investir em um trabalho de branding que torne seu negócio mais competitivo no mercado.
Porque diferenciação é um atributo vital na construção de valor de uma marca.
É um valor intangível que está presente em tudo: na comunicação, na qualidade do produto ou serviço, no atendimento ao cliente até o pós venda.
Por exemplo, é aquela vantagem competitiva que faz o consumidor preferir seu produto sem nem cogitar outros.
Pra você entender, tudo o que está ao redor da marca (stakeholders) atua na construção de valor e impacta na percepção que o consumidor coloca no negócio.
É por isso que branding é um modelo de gestão que traz inúmeros benefícios para as marcas.
A seguir, entenda melhor como isso acontece.
Vantagens do branding para sua marca
Branding é um modelo de gestão que traz diversas vantagens para o seu negócio.
Listamos algumas para você entender:
- A construção de reputação para a marca;
- Desperta empatia;
- Influencia pessoas e gera fidelização;
- Conquista atenção do target certo;
- Se destaca dos demais players do segmento.
Marcas fortes tem as ações de branding presente desde sua concepção até fases mais maduras. Por isso, elas obtém resultados significativos a partir das vantagens que esse modelo proporciona.
Por exemplo, o estudo anual “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy aponta que para as gerações Y e Z se conectarem com uma marca, elas exigem que as empresas tenham mais que um propósito, querem que as marcas coloquem em prática seu propósito em todos os pontos de contato, por meio de suas palavras, ações, produtos, serviços e formas de fazer negócios.
A pesquisa ainda aponta que 83% dos consumidores brasileiros consomem de marcas que são alinhadas com seus valores pessoais. É para atender este perfil de consumidor que um trabalho de branding é fundamental para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Conclusão: branding lapida a vida das marcas
Concluindo, branding não é um trabalho puramente comercial. É muito mais do que isso!
Porque ele constrói a vida da marca!
Para resumir, é através de suas ações que acontece uma construção simbólica que formará a sua personalidade.
Esse é um elemento chave para estabelecer conexão emocional com seu público e fidelizar os fãs da marca.
David Aaker, no livro On Branding, deixa muito claro isso. Ele define que marca “representa não apenas benefícios funcionais, mas também emocionais, auto-expressivos e sociais”.
Bônus: sua marca está no caminho certo?
A gestão de uma marca requer empenho, dedicação e tempo.
Não há receita pronta. Não existe imediatismo.
Cada caso precisa ser analisado e construído com apoio de profissionais especializados no assunto.
Se você quer fortalecer sua marca e está disposto a mudar, é fundamental olhar para as suas ações.
Verifique se seu propósito está alinhado com aquilo que está colocando em prática e de fato entrega para o cliente.
Questione-se: Por que sua marca existe e qual a diferença que ela faz na vida do seu público-alvo?
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Este material vai ajudar você a ter maior clareza do seu negócio.
Nele, você vai entender o conceito de Branding, sanar várias dúvidas sobre o assunto e entender de que forma a gestão da marca pode te ajudar a alçar mercados maiores e ampliar seu faturamento.
Sempre com foco em sustentabilidade econômica, longevidade para o seu negócio e conexão com o público.
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