A cocriação como apoio à inovação - Marketing, branding, propaganda, inbound e digital

23.09.2016.by forza

A cocriação como apoio à inovação

Se existem palavras onipresentes no mundo empresarial atualmente são:INOVAÇÃO e COCRIAÇÃO.

Antes de falar o quanto uma influencia na outra, deixemos claros os conceitos delas.

Por INOVAÇÃO entende-se toda a novidade que visa entregar novos benefícios dentro de um setor específico ou de um produto, sendo que as inovações podem ser incrementais, evolucionarias, revolucionárias ou disruptivas. (Entenda as diferenças aqui)

Já a cocriação é um termo surgido oficialmente em 2004, no livro “O futuro da Competição” dos autores C. K. Prahalad e Verkat Ramaswamy. O conceito que logo se disseminou na área de marketing é entendida como uma forma de inovação em que stakeholders passam a participar do processo de criação de um produto, serviço ou empresa.

 

“Um dos principais casos de cocriação é a própria Wikipédia, pois é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da cocriação, a colaboração.”

A importância da cocriação para a inovação só vem confirmar o velho ditado “Quando mais cabeças pensam juntas, melhor será a solução encontrada”.

 

A diferença é que na cocriação, não é apenas uma equipe interna da empresa que se reúne para troca de ideias e, sim, pessoas de áreas multidisciplinares, que compõem perfis de usuários, mais fornecedores, funcionários, clientes e parceiros passam a opinar e dar ideias com um objetivo apresentado, ampliando pontos de vista e o potencial de se chegar a um resultado totalmente novo.

A cocriação pode acontecer de maneira informal ou seguindo regras e técnicas como o Design Thinking, por exemplo.

Ao realizar um processo de Branding esse conceito é aplicado de forma essencial para se chegar a um novo posicionamento, ou reposicionamento de uma marca.

Desde que a Forza Comunicação foi criada, seu propósito sempre foi trazer essas novas técnicas e conceitos para as empresas de Passo Fundo e região, com o objetivo de fazer um trabalho diferenciado e decisivo com cada cliente, mostrando que é possível inovar, mesmo estando no interior do Estado.

Dentro deste propósito, a Forza já posicionou e reposicionou muitas marcas, entre elas: MML Desenvolvimento Imobiliário, IMED, Roos, Cor do Céu e, mais recentemente, Coasa.

Agora, ao completar 18 anos, uma conquista muito importante chegou como um reconhecimento de todo esse trabalho: o prêmio Top de Marketing ADVB/RS para MML com o case Mood Independência, na categoria Top Inovação em Produto.

O MOOD é um empreendimento em que a Forza participou ativamente da cocriação desde que a construtora adquiriu o terreno, até a montagem do case para a disputa do Top de Marketing ADVB/RS –  o prêmio mais importante para inovações mercadológicas no RS e  que busca fomentar novos modelos de negócios.

Vencer uma competição estadual que conta com a participação de 1.000 profissionais do mercado para indicar as melhores estratégias e práticas mercadológicas comprova a nossa visão e as nossas ideias sobre a importância do nosso negócio para a geração de valor e novas oportunidades.

 

P.S – Confira como a Forza ajudou a MML a ser Top de Marketing