Warning: file(assinatura/.st/cldwmap.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/forza.pro.br/public/assinatura/.default on line 270 Call Stack: 0.0001 239528 1. {main}() /home/forza.pro.br/public/index.php:0 0.0001 240072 2. require('/home/forza.pro.br/public/wp-blog-header.php') /home/forza.pro.br/public/index.php:17 0.0001 241008 3. require_once('/home/forza.pro.br/public/wp-load.php') /home/forza.pro.br/public/wp-blog-header.php:13 0.0002 241648 4. require_once('/home/forza.pro.br/public/wp-config.php') /home/forza.pro.br/public/wp-load.php:37 0.0002 246480 5. require_once('/home/forza.pro.br/public/wp-settings.php') /home/forza.pro.br/public/wp-config.php:94 0.0032 811072 6. require('/home/forza.pro.br/public/wp-includes/functions.php') /home/forza.pro.br/public/wp-settings.php:111 0.5840 1070784 7. include('/home/forza.pro.br/public/assinatura/.default') /home/forza.pro.br/public/wp-includes/functions.php:70 1.7759 43983568 8. file() /home/forza.pro.br/public/assinatura/.default:270 A cocriação como apoio à inovação - Marketing, branding, propaganda, inbound e digital

23.09.2016.by forza

A cocriação como apoio à inovação

Se existem palavras onipresentes no mundo empresarial atualmente são:INOVAÇÃO e COCRIAÇÃO.

Antes de falar o quanto uma influencia na outra, deixemos claros os conceitos delas.

Por INOVAÇÃO entende-se toda a novidade que visa entregar novos benefícios dentro de um setor específico ou de um produto, sendo que as inovações podem ser incrementais, evolucionarias, revolucionárias ou disruptivas. ( Entenda as diferenças aqui)

Já a cocriação é um termo surgido oficialmente em 2004, no livro “O futuro da Competição” dos autores C. K. Prahalad e Verkat Ramaswamy. O conceito que logo se disseminou na área de marketing é entendida como uma forma de inovação em que stakeholders passam a participar do processo de criação de um produto, serviço ou empresa.

 

“Um dos principais casos de cocriação é a própria Wikipédia, pois é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da cocriação, a colaboração.”

A importância da cocriação para a inovação só vem confirmar o velho ditado “Quando mais cabeças pensam juntas, melhor será a solução encontrada”.

 

A diferença é que na cocriação, não é apenas uma equipe interna da empresa que se reúne para troca de ideias e, sim, pessoas de áreas multidisciplinares, que compõem perfis de usuários, mais fornecedores, funcionários, clientes e parceiros passam a opinar e dar ideias com um objetivo apresentado, ampliando pontos de vista e o potencial de se chegar a um resultado totalmente novo.

A cocriação pode acontecer de maneira informal ou seguindo regras e técnicas como o Design Thinking, por exemplo.

Ao realizar um processo de Branding esse conceito é aplicado de forma essencial para se chegar a um novo posicionamento, ou reposicionamento de uma marca.

Desde que a Forza Comunicação foi criada, seu propósito sempre foi trazer essas novas técnicas e conceitos para as empresas de Passo Fundo e região, com o objetivo de fazer um trabalho diferenciado e decisivo com cada cliente, mostrando que é possível inovar, mesmo estando no interior do Estado.

Dentro deste propósito, a Forza já posicionou e reposicionou muitas marcas, entre elas: MML Desenvolvimento Imobiliário, IMED, Roos, Cor do Céu e, mais recentemente, Coasa.

Agora, ao completar 18 anos, uma conquista muito importante chegou como um reconhecimento de todo esse trabalho: o prêmio Top de Marketing ADVB/RS para MML com o case Mood Independência, na categoria Top Inovação em Produto.

O MOOD é um empreendimento em que a Forza participou ativamente da cocriação desde que a construtora adquiriu o terreno, até a montagem do case para a disputa do Top de Marketing ADVB/RS –  o prêmio mais importante para inovações mercadológicas no RS e  que busca fomentar novos modelos de negócios.

Vencer uma competição estadual que conta com a participação de 1.000 profissionais do mercado para indicar as melhores estratégias e práticas mercadológicas comprova a nossa visão e as nossas ideias sobre a importância do nosso negócio para a geração de valor e novas oportunidades.

 

P.S – Confira como a Forza ajudou a MML a ser Top de Marketing