Recentemente, publicamos aqui no blog da Forza os 7 mitos do Inbound Marketing. Agora, chegou a vez de falarmos sobre as 7 verdades desta técnica de marketing que vem inundando as timelines de empresários e executivos.
Afinal, o Inbound funciona sim, mas é preciso que seja tratado como toda ferramenta, como parte de uma estratégia.
Vamos lá conhecer as 7 verdades?
1 – É PRECISO PUBLICAR CONTEÚDO RELEVANTE
A primeira verdade já diz muito. Seu cliente em potencial, ou lead, só vai deixar seus dados, ficar no seu blog por mais tempo ou acessar seu material se o conteúdo for realmente interessante para ele.
Esqueça de regras ou polêmicas sobre quantidade de palavras. Se o assunto tiver fundamento e utilidade, as pessoas vão ler.
2 – CRIAR CONTEÚDO É UM TRABALHO ÁRDUO
Justamente pela necessidade de ser relevante para o seu público, não é qualquer pessoa que está habilitada a construir conteúdo sobre o seu segmento e assuntos de interesse do seu público. Para atrair leads, você precisa contar com uma equipe especializada ou profissionais que realmente entendam do assunto. É essencial ter profundidade na medida certa.
3 – É PRECISO CONHECER BEM SEU PÚBLICO para saber exatamente o que lhe interessa, e oferecer o conteúdo que o conquiste, seja informação, humor ou entretenimento. É preciso conhecer as “dores das personas” para oferecer o “remédio” certo.
4 – É FUNDAMENTAL MENSURAR E FAZER AJUSTES O TEMPO TODO
Afinal, nem as mais complexas pesquisas conseguem saber a fundo o que se passa na mente dos consumidores.
O que hoje funciona, amanhã poderá não funcionar mais. Testar, testar e ajustar é preciso sempre!
5 – É PRECISO INVESTIR EM ADS E SEO
Sim! Construção de conteúdo e envio de e-mail marketing dão bom resultado, mas para atrair potenciais consumidores é preciso “aparecer” para eles. Nesta hora, Google Ads, Facebook e Instagram Ads são uma importante forma de atração.
Mas, só isso não basta para estar nas primeiras posições de resposta nas páginas de pesquisa (SERP) como Google, Yahoo e Bing. É preciso um pouco mais. Para isso, implementar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) no seu site e blog são fundamentais.
6 – SUAS AÇÕES ONLINE DEVEM ESTAR ALINHADAS COM AS AÇÕES OFFLINE
Não adianta apostar todas as fichas no inbound marketing e esquecer de treinar seu pessoal para atender o potencial cliente que já está sinalizando ser uma oportunidade “quente”. Equipe preparada, agilidade, investimentos em outbound marketing como as mídias tradicionais ainda dão importante suporte para o real fechamento de negócios.
7 – OS RESULTADOS VÊM A MÉDIO E LONGO PRAZO
É muito bom estar ciente disto. Como comentamos no texto sobre o flywheell, o inbound marketing faz a roda girar, mas o investimento inicial precisa ser maior para que os resultados venham com o tempo.
Maior porque a produção de conteúdo, inicialmente demanda mais tempo e recursos. Depois, tudo vai se encaixando, e os leads começam a vir “mais quentes”, prontos para fechar negócio.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como acontece a comunicação através do Inbound Marketing, que tal vir conversar com a Forza?