Entramos na década do marketing de resultados. Para isso, a personalização das experiências será uma das principais estratégias utilizadas pelas marcas, empresas, produtos e serviços para sensibilizar as pessoas, gerar engajamento e vender mais.

O consumidor está mais consciente e busca por produtos e serviços significativos e que estejam alinhados com o seu propósito. Por isso, mais do que nunca, é necessário entregar mais!

Sua marca precisa fazer a diferença na vida das pessoas e gerar experiências satisfatórias.

Várias ferramentas de marketing, que são tendências em 2020, podem ajudar sua marca a estreitar o relacionamento com os consumidores e tornar suas ações mais humanizadas.

Confira cinco tendências que poderão ser seus grandes aliados:

1 – Busca por voz

Estamos na era da voz! Pesquisas de busca, nesse formato, podcasts e áudio books estão cada vez mais presentes, principalmente, em grandes centros devido a sua praticidade.

Nesses locais, as pessoas passam muitas horas no trânsito, e otimizam o tempo consumindo informações nesse formato.

Dados do Ibope apontam que já são 50 milhões de pessoas que já escutaram algum programa do tipo pela internet. Segundo a pesquisa, os ouvintes mais regulares têm de 16 a 24 anos de idade e vivem em grandes centros.

Dados da ComScore mostram que mais de 50% das buscas por produtos e serviços, em mecanismos de pesquisa, serão feitas por meio de comandos de voz em 2020.

No Brasil, cerca de 34% das pessoas online já usam comandos de voz nos buscadores online.

Para atender essa demanda, é importante que as marcas otimizem suas informações para o formato de áudio.

Porém, antes de fazer isso, olhe para o seu público e tente responder essas três perguntas:

1- Ele tem perfil para consumir podcasts?

2 – Usaria comandos de voz para buscar produtos e serviços?

3 -Tem acesso a conexão em todos os lugares para acessar esse tipo de conteúdo?

Encontre essas respostas e avalie se essa tendência realmente é viável para o seu negócio.

Se for difícil solucionar essas questões, o Branding é um modelo de gestão que ajudará você a encontrar essas respostas.

 

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2 – Realidade aumentada

Com a expansão do comércio em plataformas virtuais, a realidade aumentada ganha mais espaço e qualifica a experiência do consumidor. Segundo relatório global de tendências para 2020, esse tipo de tecnologia vai provocar a utilização massiva de interação por gestos.

Os aplicativos, como os smart speakers se tornarão mais acessíveis e permitirão, por exemplo, a imersão do consumidor dentro da sua casa no momento da compra de itens como móveis e itens de decoração. Essas funcionalidades permitirão que o consumidor viva experiências mais próximas da realidade.

3 – Inteligência de dados

O que embasa as decisões estratégicas da sua empresa? Em 2020, não existe mais espaço para achismos! Para qualquer resposta que você busca existem dados capazes de fornecer insights para serem usados competitivamente. Mensurar resultados é uma das grandes vantagens do Marketing Digital frente ao Marketing tradicional. Porém, a análise dos dados gerados nas campanhas ainda é pouco valorizada pelas organizações. Um grande erro, pois, com as informações em mãos, é possível verificar quais ações trouxeram resultados efetivos, qual foi a jornada dos leads, conteúdos que despertaram mais interesse e quais são os gargalos da sua estratégia.

As ferramentas fornecem essas informações por meio de dados, que precisam ser analisados e interpretados para se tornarem informações compreensíveis.

Usar inteligência de dados exige, além de interpretação, uma mudança cultural da sua empresa, por exigir que ela passe a acreditar nos resultados e se prepare para futuras mudanças.

Em 2020, experimente olhar com mais carinho para os dados gerados nas suas campanhas.

 

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4 – SEO e Google Meu Negócio

Investir em marketing de busca é uma estratégia importante para marcas que utilizam internet para ampliar as oportunidades de negócio. As visitas geradas por meios dos mecanismos de busca são de alta qualidade, já que o consumidor está buscando especificamente informações relacionadas a produtos e serviços. Sem um bom posicionamento nos buscadores, o cliente não irá encontrar a sua empresa e você estará perdendo oportunidades valiosas.

Gerencia sua empresa no Google Meu Negócio?

Se ainda não, coloque essa tarefa com prioridade nas suas práticas de SEO. Essa ferramenta do Google está cada vez mais importante.

O Google dedica esforços para trazer as respostas que os usuários querem, da forma mais prática e rápida possível. Com o Google Meu Negócio, você otimiza a transmissão de  informações sem, necessariamente, levar tráfego para o seu site, mas entregando uma série de informações relevantes, como horário de atendimento, telefone, endereço, orientações de acesso, avaliações dos usuários, perguntas e respostas, fotos e muitos outros dados para facilitar a experiência do usuário sem sair do buscador.

5 – Instagram e LinkedIn são os queridinhos das Redes Sociais

O Instagram foi um dos canais mais dinâmicos em 2019 e promete seguir como um dos preferidos dos usuários nas redes sociais.  Ferramentas como os stories conquistam cada vez mais a preferência dos usuários e, consequentemente, das marcas. Isso se deve a forma rápida e dinâmica de consumo de conteúdo e do potencial de retorno dos anúncios nessa ferramenta que oferece, menor custo e maior engajamento.

O LinkedIn, um pouco menos popular, está em franca ascensão. Essa rede se consolidou como um espaço para conectar pessoas e marcas que se interessam por conteúdo de alta qualidade. Hoje, é considerada a melhor rede para geração de Leads e alcance orgânico.

E aí? Quais dessas tendências sua marca já explora e quais você gostaria de inserir nas suas estratégias de marketing?

Vem tomar um café com a gente e veja quais delas podem ser mais estratégicas para potencializar o seu negócio. 😉