Avanços tecnológicos e ambientes cada vez mais modernos e inovadores são algumas das novidades que vêm acompanhando as mudanças nas tendências do varejo.
E, não há dúvidas que estes itens são indispensáveis para as empresas que desejam inovar em seus processos e em sua forma de oferecer seus produtos e serviços.
Interligadas às estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing e, até mesmo, às de Outbound Marketing, estas novas tendências vão impactar, de forma positiva, nos processos de venda, nas ações de marketing e na forma de as empresas se comunicarem com seus stakeholders.
Quer saber quais são essas tendências?
1. Empresas e redes sociais muito mais interligadas
O social-commerce deve ganhar mais força em 2018. Muitas empresas devem integrar chatbots a serviços, como Facebook Messenger e WhatsApp.
2. Colaboração: a palavra-chave de 2018
Empresas passam a colaborar umas com as outras para se manterem inovadoras e competitivas. De acordo com pesquisa feita pela Criteo, em parceria com a Forbes Insights, 72% dos gerentes de marketing acreditam que a colaboração vai levar ao aumento de receita, dos lucros e da satisfação dos consumidores.
3. Descrições mais detalhadas dos produtos nos sites
Com as tendências do varejo previstas para este ano, as empresas vão ser “obrigadas” a encontrar novas formas de gerenciar e otimizar seu feed de produtos, incluindo descrições e imagens. É importante ter em mente que, neste ano, monitorar e controlar dados, tanto da empresa quanto dos consumidores, vai ser mais importante do que nunca!
4. Anúncios de vídeo vão estar em alta
As redes sociais estão dando prioridade para vídeos e buscando por conteúdo de alta qualidade. Segundo estudos, o tempo gasto pelas pessoas para assistir vídeos on-line deve aumentar de forma considerável. Isso é o que vai fazer com que empresas invistam mais neste tipo de ação.
5. Vendas on-line e off-line vão convergir cada vez mais
A convergência entre o on-line e o off-line é o caminho mais natural que o varejo vai seguir em 2018. As empresas devem buscar novos meios para melhor utilizar seus dados de CRM, a fim de encontrar e impactar consumidores on-line com campanhas cada vez mais personalizadas.