Sua empresa precisa de um posicionamento claro: entenda o porquê

23.09.2016.by forza

Sua empresa precisa de um posicionamento claro: entenda o porquê

Para iniciarmos nossa conversa sobre o porquê sua empresa precisa ter um posicionamento claro, precisamos, primeiramente, entender que posicionamento não é como a sua marca se coloca no mercado, como muitos pensam.

E, sim, como ela se coloca na mente dos consumidores em perspectiva.

Em outras palavras, é como o produto ou serviço é percebido pelos clientes em potencial.

Introduzido e popularizado por Al Ries e Jack Trout, o posicionamento é um conceito para ser aplicado à determinada marca por meio dos produtos ou serviços que ela oferece. E, mesmo depois de algumas décadas, continua válido e balizando outras teorias mais atuais.

Lembre-se: posicionar-se é criar um espaço estratégico na cabeça das pessoas!

Por meio de um bom posicionamento, sua marca pode ser a melhor ou a segunda melhor no seu segmento.

Parece loucura, mas é exatamente isso que vai fazer com que ela obtenha sucesso.

E para conquistar o sucesso, é bem importante que você e sua marca tenham os pés no chão e vivam na realidade. E, aqui, a única realidade que conta é aquela que já está na mente do prospect, ou seja, aquela que já está na mente do seu potencial cliente.

Um posicionamento claro é um diferencial competitivo e deve, de fato, ser entregue não só na comunicação, mas em todos os pontos de contato dos stakeholders com a marca. É isso que vai fazer com que sua empresa seja qualificada como única e com que seu produto ou serviço seja escolhido.

E é aí que entra a gestão estratégica! Ela equilibra o lado emocional e racional, fazendo com que a marca conquiste (ou não) um espaço na mente dos possíveis consumidores, dependendo da forma como for executada.

E aí, quer saber mais sobre como ter uma gestão de marca eficiente?