Problema ou Desafio? | Forza Comunicação
CONTATO

Problema ou Desafio?

Criatividade
Gestão
Planejamento

“Para nós os grandes homens não são aqueles que resolveram os problemas, mas aqueles que os descobriram.”

– Albert Schweitzer, teólogo, filósofo, médico e músico alemão. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1952.

Primeiro, vamos alinhar um ponto: o reconhecimento do problema é a parte mais importante de um planejamento ou de um processo criativo. Se não definirmos e entendermos, adequadamente, o que precisa ser resolvido (e porque) não teremos como chegar ao melhor resultado do processo.

A questão aqui é entender que a forma como tratamos ou enfrentamos a questão é decisiva para o sucesso e qualidade da sua resolução.

Quando iniciamos um trabalho de planejamento ou a criação de um produto, serviço ou uma campanha publicitária, perguntamos ao cliente ou stackeholders qual o problema que deve ser resolvido. Esse problema precisa ser validado para entendermos sua relevância e justificativa, mas geralmente temos um “problema” sobre o qual devemos trabalhar.

Na Forza, aprendemos com o Modelo 3i para Inovação, que podemos ser mais criativos, efetivos e rápidos se considerarmos os aspectos psicológicos inerentes à distinção de Problema e Desafio. Vamos compartilhar esse entendimento:

> Um Problema é uma situação que se tende a evitar, pois gera emoções negativas. Já um desafio é a formulação alinhada de uma frase que representa a possibilidade de fecharmos o gap entre a situação atual e o que desejamos no futuro.

> Quando temos um Problema, nosso cérebro utiliza métodos eficientes (não necessariamente criativos, geralmente simplificações de soluções anteriores já validadas pelo nosso conhecimento) para resolvê-lo rapidamente, com o menor custo/esforço possível.

> Quando temos um Desafio formulado corretamente, programamos nosso cérebro para ações e decisões criativas, decisivas e contagiantes.

Por isso, quando trabalhamos buscando soluções criativas, sempre o primeiro passo do processo é fazer a transição do Problema ao Desafio.

P.S: Mas como quando falamos em criatividade, precisamos ser criativos, por isso também fazemos uso de outras ferramentas para conduzir este processo! Acompanhe o próximo texto, sobre como tornar o problema algo ainda maior, e ganhar com isso 😉

Produzido por © Forza Comunicação | Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

não, NÃO, nananinanão!

não, NÃO, nananinanão!

É bastante difícil dizer não! Ele soa negativo pra caramba. É difícil ouvir um não! Dói demais! Mas quando se […]

VER MAIS
Quando foi a última vez que você levou um banho de água fria?

Quando foi a última vez que você levou um banho de água fria?

Não sei você, mas com a gente acontece quase todos os dias! Na área criativa, são muitas as ideias e […]

VER MAIS
Como tornar o problema algo ainda maior, e ganhar muito com isso…

Como tornar o problema algo ainda maior, e ganhar muito com isso…

Quantas vezes nesta semana você chegou no trabalho, com toda a agenda do dia traçada, com as estratégias calculadas, cheio […]

VER MAIS