Na Psicologia, segundo Jung, persona é o termo utilizado para definir “a personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira”. (Google)
Pode ser definido também como um personagem encarnado por um ator ou a “imagem com que a pessoa se apresenta em público”.
Esse substantivo feminino que invadiu o marketing e a comunicação nos últimos anos, assume outro sentido quando o assunto é Marketing Digital.
Para os mais conectados, foi fácil se adaptar ao novo termo. Já para quem não é da área, ou está começando agora, pode estar um pouco confuso.
A gente, então, dá uma paradinha pra ajudar e esclarecer.
Persona, no Marketing Digital, nada mais é que a personificação do cliente ideal de uma empresa ou marca.
Aquele cliente fiel que antes fazia parte do público-alvo, na persona agora ganha um nome, um rosto, uma personalidade, características e hábitos próprios.
A persona pode ser definida com base em observação constante, conhecimento prévio ou pesquisa.
Na maioria das vezes, é feito um levantamento dos principais clientes da empresa e, a partir dos seus perfis, montadas as personas.
A maior parte das empresas possui mais de uma persona.
E, por que são definidas personas?
Elas são usadas para definir estratégias de comunicação no marketing de conteúdo, no inbound marketing e, até mesmo, no outbound, como mídias de massa.
Mais que com a determinação do público-alvo, com as personas é possível conhecer mais a fundo o potencial cliente, descobrindo suas dores, necessidades, sonhos e desejos, orientando toda a argumentação da comunicação para ser mais assertiva, e melhorar os resultados dos investimentos das marcas.
Viu! Persona não é nenhum bicho de 7 cabeças. Pode ficar tranquilo!
E, aí? Sua empresa já definiu suas personas?
Se ainda não, vem conversar com a Forza. Somos especialistas!