Hoje, a Internet é a mídia de maior abrangência e importância, mudando a comunicação entre o consumidor e as marcas. E, com ela, vieram várias ferramentas de divulgação que, além de serem direcionadas, também contam com a participação ativa dos clientes. Mesmo a internet não tendo toda a cobertura que outras mídias têm no país, sua presença é forte em todas classes sociais, com seu próprio público e linguagem.
E o marketing digital? Procurar nos sites de busca retornará listas com o que fazer e o que não fazer. Numa pesquisa mais profunda, vai achar mais do mesmo. Marketing digital não é, tecnicamente, uma nova forma de se fazer marketing e, sim, várias ferramentas para adaptar-se à uma mídia em constante evolução.
A internet tem um fluxo muito acelerado, exigindo atualização constante e conhecimento profundo de tudo o que se oferece como publicidade e o retorno de cada método. Conhece os dark posts e canvas do Facebook? Quem é melhor para vídeos ao vivo: Snapchat ou Periscope? Como vender via WhatsApp?
Estes termos hoje são essenciais, mas em um futuro próximo podem virar obsoletos, portanto, entender o ritmo da internet é uma necessidade. O Tumblr, por exemplo, só apresentou sua função de vídeos ao vivo 6 meses depois de seus concorrentes e, em um mundo que corre na velocidade de cliques por segundo, isso equivale ao atraso de muitos anos.
O marketing ainda é o mesmo e suas bases não mudaram. Profissionais como Martha Gabriel salientam que é preciso um plano de ação realizado por especialistas, pois solução digital é apenas uma das atividades de um planejamento eficiente.
E sua empresa, quer trocar uma ideia sobre novas soluções digitais? A Forza está a sua disposição!
FONTES:
Branding na era digital
Como transformar um gigante tradicional em um digital
Curiosidades Digitais
GABRIEL, Martha. Marketing na era Digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2010, Editora Novatec. São Paulo.