A era digital exige que as empresas surfem as ondas disruptivas. E entendam que design estratégico é um movimento transdisciplinar, que olha para frente, na busca de novas possibilidades. A abordagem do design requer comprometimento com o desconhecido, de forma a criar conexão entre as coisas que antes estavam desconexas.

E ser digital é muito mais sobre pessoas do que sobre tecnologia.

É sobre absorver tecnologia para implementar e reforçar a proposta de valor da empresa.

Neste sentido, o RH ou departamento de Recursos Humanos deverá estar capacitado e capacitar pessoas para liderarem a transformação digital, a fim de que as empresas tenham futuro.

E não falamos aqui da necessidade da empresa se fazer presente nas redes sociais ou ter um site otimizado que permita geração de leads.

Estamos falando da transformação digital de verdade, aquela que absorve a tecnologia em todos os setores e departamentos e que muda a cultura da empresa, permitindo a interconexão de dados e informações (destacamos aqui o grande desafio de converter a enorme quantidade de dados disponíveis em informações valiosas para as tomadas de decisão), tornando a organização mais competitiva e predisposta a criar e inovar.

Mas por onde começar?

Substituir o mindset atual pelo digital parece ser o melhor caminho. Daí a necessidade de um RH que tenha competência para planejar toda a mudança, de forma a conectar pessoas, processos e tecnologia. Também é tarefa, oportunizar uma boa experiência das partes envolvidas, além de contribuir com a formatação estratégica ou design de um modelo de negócios que oportunize mais receitas e eficiência operacional.

Segundo Luis Augusto Lobão Mendes, autor de A Jornada da Transformação Digital, são cinco os domínios da transformação digital que demandam conhecimento: clientes, dados, valor, competição e inovação.

Para o mesmo autor, criar valor na transformação digital demanda algumas ações:

. redefinir o modelo de negócios

. construir uma estratégia por meio de plataformas

. aumentar a perspicácia tecnológica

. inovar de forma rápida e aberta

. aprender com os dados da empresa

. concentrar-se na proposta de valor e não nos produtos/serviços

. confiar nos dados

. colocar a humanidade antes das máquinas

E aí, conta pra gente, sua empresa já deu algum passo digital?

Se quiser saber mais sobre como entendemos a transformação digital, leia também Transformação digital: seu negócio está preparado para essa metamorfose?

 

💡Se liga!

Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens.

[ Marshall Macluhan ]

 

Referência:

Coutinho, André; Penha, Anderson. Design Estratégico. 2017.

HSM HR Conference: Employee Experience, março de 2019.