Muitas vezes escutamos agências e clientes questionando ou “apostando” em uma dessas opções. Mas afinal, o que é mais importante para o marketing?

Quando escolhemos a ideia de gerar valor para uma marca, por exemplo pela criação de diferenciais e pela manutenção de padrões de atendimento – que muitas vezes impactam no custo de produção ou do serviço –, parece que é necessário abrir mão da geração de oportunidades de venda.

Já quando a opção é pela geração de oportunidades de venda, uma ideia clássica é “vamos focar em preço e promoção”, por isso, a diferenciação é deixada completamente de lado.

É mais ou menos a mesma polarização de propaganda de massa e “marketing digital” … ou você vai para um lado ou para o outro.

Muitas empresas de grande porte – com acesso à tecnologia e inteligência – já fizeram essas escolhas, e tendo todo o arsenal de ferramentas para entender o comportamento do público e quantificar os resultados dessas escolhas, entenderam que essa não é uma escolha simples.

Focar em uma ou outra opção é, via de regra, a escolha errada.

O desafio é equilibrar os dois objetivos. Não é sustentável investir em diferenciais de marca sem gerar oportunidades de venda, e vice-versa.

É fundamental para as marcas uma política de valor, preservando sua identidade e criando relacionamentos consistentes com seus públicos, ao mesmo tempo que é indispensável a contínua busca por novos clientes dispostos a comprar “agora”.

Podemos ilustrar isso com um caso típico de estratégias de marketing digital, onde o resultado “ótimo” é gerado quando a marca cria uma comunidade, investe em conteúdo, gera valor para seus usuários, tem um site que atende o público adequadamente, investe em mídia digital e está presente no momento zero da verdade (àquela hora em que você busca no Google uma solução para o seu problema). É esse pacote de ações que impulsiona o crescimento de uma marca e a sua geração de caixa.

Então, quando alguém colocar Valor ou Venda como opções, lembre-se que eles precisam andar juntos para a fazer a sua marca crescer.