Chatbots: para otimizar a interação entre público e empresa

23.09.2016.by forza

Chatbots: para otimizar a interação entre público e empresa

À medida que a tecnologia evolui, as formas de interação entre marcas e consumidores também são transformadas.

E a tão falada e, às vezes, temida, Inteligência Artificial, chega nas nossas vidas de mansinho e toma conta sem mesmo percebemos.

Agora, é a hora e a vez dos chatbots – numa tradução mais informal, “robôs que batem papo”. Uma novidade que chegou com tudo.

Por serem uma forma inteligente de potencializar a comunicação e de automatizar a interação entre público e empresa, os chatbots vêm para revolucionar os serviços de atendimento e relacionamento com os clientes.

E claro, elevar o nível de exigência das suas interações.

Instalados nos canais digitais, como sites, aplicativos e redes sociais, os chatbots são ferramentas fundamentais, tanto para empresas quanto para usuários, pois são planejados estrategicamente para realizar atendimentos, tirar dúvidas e guiar os clientes até a solução das suas solicitações.

Para isso, os chatbots são pensados para organizar a comunicação com clientes pela internet, facilitando o atendimento e as vendas, e melhorando a performance online das empresas, diante de seus públicos.

Além disso, os bots substituem o atendimento inicial de um humano, agilizando os processos e resolvendo questões mais simples. Mas, isso não quer dizer que, depois desse atendimento automatizado, não haverá um auxílio humanizado.

Muito pelo contrário, os chatbots são um complemento para melhorar e otimizar cada vez mais a interface da comunicação com os clientes e das vendas.

Chatbots podem ter personalidade baseada na da empresa que os utiliza.

Eles podem transmitir emoções e sentimentos, por meio de emojis, imagens, GIFs, vídeos e áudios. Muitas vezes, as empresas também criam nomes e avatares para esses “robôs”, buscando personificar o atendimento, chamando esses assistentes virtuais por nomes de pessoas. Tudo isso para fazer do bot uma ferramenta peculiar da sua empresa e melhor apresentá-la para o “público virtual”.

Para entender um pouquinho como esses “robôs” funcionam, e não ficar pensando que são máquinas que pensam sozinhas, a gente explica.

Chatbots são aplicativos de computador que são programados para perguntas e respostas padrão, de forma que respondem instantaneamente, 24 horas, a solicitação dos clientes que acessam os sites e redes sociais das empresas. Dessa forma, encaminham o cliente para uma solução rápida, partindo para o atendimento humano mais eficiente e direcionado somente quando necessário.

Segundo especialistas, as ferramentas de chatbot são uma das melhores e mais modernas formas de atender e nutrir leads. Por meio do bot, as empresas interagem com os leads de forma inteligente e econômica.

E com um bom planejamento é possível que sua empresa gere novos clientes e vendas provenientes desses atendimentos automatizados.

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E, então, que tal sincronizar os canais digitais da sua empresa com ferramentas de chatbot?
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