A hora e a vez dos mutantes | Forza Comunicação
CONTATO

A hora e a vez dos mutantes

Endomarketing
Gestão
Pessoas
Planejamento

Sim, por que é esta a principal competência que as empresas estão exigindo dos profissionais, certo?

Se buscarmos no dicionário de sinônimos (sinonimos.com.br), o termo mutante pode ser substituído por variável, oscilante, mutável, variante, versátil, cambiante, móvel…

Então sim!

O que as empresas buscam para seu quadro de profissionais é contratar MUTANTES.

Aqueles superpoderes, seriam acessórios. Ok se vierem no pacote! Com certeza se saberá onde e quando usá-los!

Mas mudar, estar em busca constante de aprendizado, passa mesmo a ser uma peculiaridade essencial para se diferenciar enquanto profissional e prestador de serviços.

Segundo um estudo citado por Kelly Palmer & David Blake (2019), “…62% dos executivos acreditam que terão que retreinar ou substituir mais de um quarto de sua força de trabalho entre agora e 2023 devido ao avanço da automação e da digitalização.”

Até bem pouco tempo atrás, as empresas podiam viver cadenciadamente uma mudança de cada vez. Porém, com o big data, a velocidade desenfreada passa a ser o ritmo da vez e, em lugar de se aprender com os novos hábitos, passamos a aprender sobre eles.

Algo extremamente positivo que esta velocidade e o acesso à informação nos trazem é que podemos, estando no Vale do Silício ou numa cidade do interior, desde que abertos ao novo e com uma internet bacana, aprender todos os dias! E nos aperfeiçoar, e buscar mais, e… fazer mais e melhor do que muita empresa “da capital”.

No entanto, os estudiosos dos temas gerações e comportamentos nos apresentam dados alarmantes: os novos graduados apresentam despreparo para serem bem-sucedidos em suas funções ou mesmo para perceberem a realidade do trabalho e do mercado. As pesquisas citam pessoas com graduação em marketing que não dão conta de criar um plano de vendas ou usar ferramentas e métricas de mídia social; profissionais com MBA inaptos para ler relatórios e demonstrativos financeiros. Para além deles, ainda constataram que independente da área de formação, graduados apresentam dificuldades de se comunicar, pessoalmente ou por escrito.

O desenvolvimento contínuo é a bola da vez!

É o principal fator que impulsiona a vitalidade das empresas, e as organizações que estimulam seu quadro a se adaptar para a mudança estão ganhando o jogo.

Durante outros períodos em que ocorreram transições de mão de obra, as empresas tiveram tempo para se adaptar às mudanças, mas isso é passado. Há empresas que ainda estão ponderando como o trabalho está mudando, mas a disrupção digital vem avançando há várias décadas e não é mais algo que veremos no futuro, já está acontecendo.

Com isso, a expertise nunca foi tão crucial para o sucesso de uma pessoa ou empresa como hoje!

E preencher as lacunas de habilidades (skills), adquirindo aprendizado, é urgentíssimo! E uma responsabilidade que deve ser compartilhada por profissionais e empresas.

Mais um detalhe: o prolongamento do tempo de vida, torna necessário reorganização: não cabe mais pensar que, em algum momento, se pode parar. Com isso, segundo estudiosos, as pessoas que dedicarem menos do que 5 a 10 horas por semana à aprendizagem, ficarão obsoletas em relação à tecnologia.

==

Dica:

MUTANTES PRECISAM DORMIR!

Para os adultos, o sono tem grande impacto na aprendizagem. Dormir ativa a percepção e permite “fixar” a nova informação.

==

Referências:

COUTINHO, André; PENHA, Anderson. Design estratégico: direções criativas para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Altas Books, 2017.

PALMER, Kelly; BLAKE, David. Expertise competitiva: Como as empresas mais inteligentes usam o aprendizado para engajar, competir e ter sucesso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

Produzido por © Forza Comunicação | Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Alimente suas conexões!

Alimente suas conexões!

Por que comer nos faz tão bem? Por que comer une as pessoas? Por que comer desarma reuniões? Por que […]

VER MAIS
Sempre é possível fazer mais e melhor! E se realizar com isso.

Sempre é possível fazer mais e melhor! E se realizar com isso.

O trabalho tem sido uma fonte de paradoxos para as pessoas e para a sociedade. Se por um lado o […]

VER MAIS