Se seu negócio conta com um planejamento mas não está conseguindo os resultados projetados, ou se você está iniciando um novo projeto e precisa entender o mercado e se preparar para ser mais assertivo, uma consultoria especializada é o caminho mais rápido para você encontrar novas perspectivas.
OBJETIVOS DE UMA CONSULTORIA
Uma consultoria avalia e analisa a situação atual do seu negócio e ajuda a ter entendimento do que sua empresa precisa para esse momento desenvolvendo estratégias e direcionando quais serão as ações e próximos passos necessários.
Neste ponto, a maioria de vezes você irá ter que fazer uma escolha. Não se surpreenda, esse é o papel da consultoria: fazer que você reconheça a real situação do seu negócio e orientá-lo para que tenha os resultados esperados.
POR QUE PRECISO DE UMA CONSULTORIA?
Apesar das muitas informações disponíveis na internet e em publicações tradicionais, é comum que o empreendedor tenha dificuldade em olhar de forma crítica para seu negócio, entender claramente seus desafios e realizar as mudanças necessárias para superá-los.
Em alguns casos é possível solucionar os problemas do seu negócio sem envolver terceiros, mas geralmente, mesmo quando o empreendedor consegue se envolver com o processo de transformação, pode levar muito mais tempo que o desejado para se conseguir algum resultado efetivo.
Um Consultoria especializada é a forma mais rápida e assertiva de contratar conhecimento estratégico para o seu negócio.
QUANDO PRECISO DE UMA CONSULTORIA PARA A MINHA MARCA?
- Sua marca não vende?
- Sua marca não é um ativo estratégico?
- Sua marca não está preparada para o mercado?
- Você precisa vender sempre pelo menor preço?
- Sua equipe não sabe por quê está com você?
- Sua equipe não consegue explicar o seu negócio?
- Seus vendedores não valorizam sua marca?
- Seus clientes não defendem sua marca?
Se você se identificou com algum dos itens anteriores, agora vamos aprofundar mais um pouco. Não tudo é sobre sobre vendas. Entenda que vendas é a consequência da integração entre pessoas, processos e produtos.
Para sermos bem práticos, vamos usar o enfoque simplificado de 3P’s (pessoas, processos e produto), do empresário Marcus Lemonis, criador do programa “O Sócio” – um super sucesso da TV americana.
Com esse enfoque, fica fácil você fazer uma avaliação rápida dos seus principais desafios, confira:
Pessoas
- Tem profissionais especializados?
- Na quantidade que sua empresa demanda?
- Capacita seus colaboradores naquilo que eles precisam aprimorar?
Processos
- Define processos ou explora as possibilidades?
- Tem sistemas e fluxos de trabalho que funcionam?
- Em cada etapa, como são suas entregas?
- Monitora a eficácia de seus processos?
Produto
- Atende as necessidades dos clientes?
- Qual é o diferencial competitivo?
- Tem investido em dados e pesquisas de mercado?
- Qual história é contada através de seus produtos?
Conduzir essa transformação e avaliar resultados requer reconhecer a necessidade de mudança, seja de pessoas, processos ou produtos. Esse é o seu primeiro passo.
Aqui na FO.CO desenvolvemos dinâmicas e processos que permitem aos gestores e equipes novas formas de pensar seus negócios.